sábado, 22 de novembro de 2008

É verdade!!




Engraçado como empregam os diminutivos que nos levam ao sentido de insignificância, sei lá até incomoda dando noção de pouco caso. Já me referi à “pracinha” em texto anterior e agora “prainha do Farol”. Sabemos que o espaço é pequeno, com apenas 120 metros de extensão. No meu tempo de adolescente sempre íamos tomar banho lá. Tempo do biquini duas peças, moda chegada na cidade de interior e onde íamos com timidez deixar o sol apossar-se das partes ainda brancas. Lá era um local reservado e em geral o mar era calmo e suas águas cristalinas era um verdadeiro convite também para a pesca. Saíamos a pé caminhando até a praia de Imbetiba e logo passávamos para praia do Farol. Nessa “prainha” localiza-se a ruína do antigo farol de Macaé, conhecido como Farolito.
“Segundo um trabalho Macaé Síntese Geo-Histórica (ano1990), em 1880 foi inaugurado o farol da Ponta da Imbetiba, obra realizada pela Companhia Estrada de Ferro Macahé e Campos, em benefício da Companhia Macahense de Navegação. O projeto idealizado pelo engenheiro Gustavo Frederico Fischer (1835 – 1909) teve seu planejamento, licenciamento e construção avaliados em dois contos de réis. A edificação objetivava a sinalização para os navios que atendiam as necessidades de transporte de passageiros e cargas no Porto de Imbetiba. Implantado num rochedo costeiro, o Farol Velho está localizado na Praia de Imbetiba, em frente a Ilha do Papagaio. Formado de pedra o monumento possui uma escada externa de acesso ao seu interior, apesar de estar em processo de deterioração, o local oferece boa paisagem aos visitantes.Como símbolo turístico e cultural de Macaé, o Farol pode ser visitado – pela Praia Campista – através do acesso construído pela Petrobras que, também, realizou um tratamento paisagístico nas imediações do monumento.”

Você sabia das informações acima? Que símbolo é este que é esquecido pela sua gente?? É comum um símbolo da cidade nem ser mencionado em prospectos e por estar em lugar de difícil acesso como vão adivinhar? Haja bola de cristal! Porém nos meus achados e perdidos guardo um plástico (adesivo) onde diz: 1630. Não consegui informações precisas. Isto não me ofende. Pelo contrário, só admitindo que ela existe e está presente para se fazer alguma coisa a respeito. Quem souber favor informar.

Nenhum comentário: