sexta-feira, 1 de julho de 2011

Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros vai apresentar pratos de degustação por apenas R$10

Começou nesta quinta-feira (30), o Segundo Festival Macaé de Cultura e Gastronomia realizado pelos empresários do Polo Gastronômico dos Cavaleiros, em parceria com o Macaé Convention Vistors Bureau (Macaé CVB), FESPORTUR e Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (FUMDEC).
A oportunidade é propícia para que o “corredor gastronômico” formado por bares e restaurantes, ao longo da Orla dos Cavaleiros, apresente seu potencial cultural, gastronômico e turístico. O evento será realizado até o próximo domingo (02), com uma vasta programação cultural e gastronômica.
Todos os restaurantes inseridos no Polo apresentarão um prato especial de degustação a preço acessível. Ótima oportunidade também para os amantes da boa culinária provar iguarias sofisticadas, por apenas R$ 10. Os pratos serão vendidos a partir das 18h, durante todos os dias do evento, porém no domingo, a população poderá saborear os pratos mais cedo, a partir das 12h.

Culinárias variadas como a portuguesa, a italiana, a árabe, a oriental, a mexicana, entre outras, constituem o Polo Gastronômico da Praia dos Cavaleiros e identificam o local pela diversidade. Os empresários do ramo definiram os pratos que irão apresentar durante o evento: o Ilhote Sul vai oferecer um prato bem exótico, denominado Flor do Mar, criado pelo cheff, Ricardinho. O prato leva lula, camarão, salmão, peixe branco, brócolis/broto de bambu, tomate cereja, salsinha, pimenta dedo de moça e perfume de limão siciliano. A cheff, Valdiléia Amélia, do Restaurante Estação da Praia vai apresentar o Mineirinho Enrolado, constituído de bife a rolê recheado com tiras de bacon, pimentão vermelho e cenoura, regado ao molho madeira. “Quem Quer” será o nome do prato oferecido pelo Seu Adonias Botequim, criado pelo cheff, Valdo. Em sua composição, o “Quem Quer” leva polenta amarela quente, moela de frango, caldo de legumes, vinho tinto, cheiro verde e pimenta biquinho. A Parada do Chopp vai oferecer a iguaria criada por Rodrigo Conceição, filé mignon à lakiffi, ou seja, o filé recheado com catupiri, banana e alho frito. Pelas mãos de Wilton Neves, a Picanha a lá cubana, da Picanha do Zé fará sucesso, acompanhado de arroz com ervas aromatizado. Com glamour e requinte, o Lucca Ristorante vai demonstrar a Polenta Branca com Rangú de Cordeiro, criação do cheff, Massimo Torresan. O Spolleto vai oferecer um fettuccine especial, ao molho de tomates frescos e ricota, denominado Fettuccine à Caprese. Risoto em crosta de queijo, este será o prato apresentado pelo Top Grill, constituído de carne bovina, abobrinha, cheiro verde, queijo parmesão e sal agosto. O Mariscos vai apresentar o Filé ao Molho Mostarda, criação do cheff, Batista. A cheff do Xote Baião, Railda vai criar os Cubinhos de Tapioca com Molho de Pimenta, acompanhado de carne de sol. O Tomodati vai oferecer um combinado de sushis e sashimis. Filé mignon, spaguetti, creme de leite e parmesão são as composições do Steak sobre Spaguetti ao Molho Branco, criado pelo cheff do Brasa & Vino, Leonardo S. de Oliveira. O Hotel Comfort também fará parte deste cardápido e apresentará o prato Angelotti de Salmão, constituído de conchiglione de Salmão com crocante de gergelim e azeite de rúcula e nozes. E finalmente, o Finalmente Creperia vai preparar um crepe de camarão flambado, denominado Crepe São David.
Além da parte gastronômica, o Festival contará com uma extensa programação cultural. Para isso, o evento será realizado em conjunto com o Festival Cultural Benedicto Lacerda, realizado pela Usina de Fomento Cultural. O evento homenageia o grande compositor, flautista e diretor musical macaense que dá nome ao festival. Benedicto Lacerda (1903-1958) foi um dos maiores expoentes da música brasileira. Os shows de chorinho e samba serão apresentados no Tendão Cultural, um espaço criado para ser o centro do evento, no estacionamento, ao lado do Hotel Brisa Mar. Além de shows, o local contará também com apresentações de capoeira, palestras, oficinas e teatro, da Cia Volta Seca, de Goiânia.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Grande dia 102 anos *Professor Pierre Tavares da Silva Ribeiro "

Fotos do mural  Por Tânia Schueler ·
--------------------------------------------------------------------------------



Nascido em 30 de junho de 1909 no Distrito de Conceição de Macabu – Macaé, chegou à Sede Municipal aos 13 anos para iniciar seus estudos, aos 17 anos começa seu Curso Secundário.
O Professor Pierre lecionou durante 42 anos de sua vida, tendo começado em 1930 a dar aulas de latim no Ginásio Macaense para a 3ª série do Curso Ginasial, estando ele na época na 4ª série do mesmo curso, não parou mais. Lecionou as seguintes matérias: Latim, Inglês, Francês, Ciências Físicas e Naturais. Salve 30 de junho de 2011!!


Pierre Tavares da Silva Ribeiro exerceu o cargo de Diretor Técnico por dez anos no Ginásio Macaense, e já no Colégio Estadual Luiz Reid foi diretor no período de 1956 a 1962. Tem ainda em seu currículo de 1946 a 1952 sua colaboração com o serviço profissionalizante quando lecionou no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, na Imbetiba. Foi meu professor de matemática e diretor no colégio estadual  Luiz Reid!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

São João no Azullimao!

Macaé está em festa é dia de São João, o santinho distraído, que estava dormindo e não sabia que aquele era seu dia, recebia do povo as rosas e os cravos, as graças e as ternuras das mãos inspiradas das sinhazinhas doceiras que criavam em sua homenagem os melhores doces brasileiros.








Padroeiro da cidade a alegria reina há anos.Eita santo festeiro que gosta de muita música, forró, dançar agarradinho, coisas que vieram do além mar e comidas especiais. A igreja São João Batista comemorou como sempre com suas barracas enfeitadas e animadas. Nossa equipe do Azullimao resolveu se confraternizar no dia do padroeiro da cidade porque tradiçao também é com a gente.Afinal são 11 anos informando tudo que acontece na região.E assim o mês de junho passa brincando e festejando os santos e dia 29 teremos a procissão no rio Macaé para festejar São Pedro.
Se alembro das brincadêra nas noite de São Juão, de pulá as fuguêra e de sortá balão.Se alembro dos pião se ajuntanu, nos finá das tardi de trabáiu que nos meio das prosa, tocava sanfona, viola e violão, contava causo, cantava moda e canção.Se alembro dou banhu de rio e dos merguiu do é de figuêr...a, nois subia lá no arto e pulava de ponta cabeça.Se alembro de pulá as cerca e mexê cuns boi brabu. Nóis tomava cada carrêra e pulava proto ladu.As noite juntava tudo na varanda da casa grande a proseá e as história que contava, nóis tudu arrepiava.
Nas hora de nóis drumi, os zóiu num queria pregá. O saci, a mula e o curupira, os pé pudia puxá.Intão tudu isso é mutivu di hoje a sodade apertá. Quanu o tempu vai passanu, dá vontadi de vortá. Mas us tempu num vorta, nóis temu que só se alembrá e guardá dentru do coração e deixanu as lágrima rolá. Nóis fica tudo mocionadu, cum vontadi de chorá. O coração bati forti, da história se alembrá.Neim adianta querê pros filhu as história conta... Eles neim tem tempu pra sentá e iscurtá. Hoje tudo é tão mudadu, num teim mais apreciação. Os mininu num tão mais ligadu nas coisa lá du sertão!Inté, intão!Acabou São João!!!!!!!!!!!!

domingo, 26 de junho de 2011

83 anos do Tênis Clube de Macaé

Assim nasceu o Tênis Clube de Macaé, em 13 de maio de 1928, a Sede da Associação do Comércio, Indústria e Lavoura de Macaé, foi palco para a criação de um novo clube social. Com a presença de representantes da sociedade macaense, era realizada a primeira assembléia geral para a fundação do "Atlântico Club", em sessão dirigida por João França da Silva. Na oportunidade, Henrique Sadock de Sá foi aclamado o primeiro presidente.Durante uma  Assembléia Geral realizada um mês depois, em 13 de junho de 1928 nascia o Tênis Clube. Numa proposta de Dr. Bento Costa Júnior, foi aprovada por unanimidade a mudança de nome de "Atlântico Clube" para "Tênis Clube de Macaé", passando então as comemorações de aniversário, de fato, para o dia 13 de junho. Em virtude da data o clube comemorou com baile na sua sede social com a orquetra Tabajara criada há 63 anos.....Saudade bateu forte pois no meu tempo de "debutante"  era a mesma que anima nossos bailes ainda regida pelo maestro, Severino Araújo. Parabéns Dewey de Figueiredo Almeida presidente do Tênis Clube de Macaé - o clube azul e branco por resgatar a história  do patrimônio da nossa cidade. 





Aniversário de Marcelo Muquici

Comemorou seu aniversário em clima de muita festa temática festa grega muito requisitada em nosso país, até porque essa cultura é bastante forte por aqui. Por seu charme e exotismo, esse tipo de evento agradou a todos os convidados e muitos procuraram se vestir a caráter. Recebeu carinhosamente os amigos com caldos maravilhosos preparados pelo gourmet Rafael Nieikum.Uma bela decoração e muita alegria pois assim é seu modo de ser.





28 anos de Monalisa Fagundes

Doce e meiga menina jornalista reuniu amigos no Ilhote Sul dia 19 de maio para comemorar seus 28 anos. Rindo muito aqui reproduzindo o que ela falou :Meu dia de princesa acabou. Mas, como eu sempre digo: quem nasce para ser rainha nunca perde a majestade. Vinte oito aninhos bem comemorados!!!! Obrigada a todos que compartilharam este momento comigo!!!!!! Vocês foram selecionados a fazer parte da minha vida!!!!